Saturday, October 21, 2006

O microcrédito

Porque razão se empresta dinheiro? Neste caso o termo emprestar envolve a expectativa de receber mais tarde o dinheiro de volta, acrescido de juros por se ficado sem esse dinheiro durante certo tempo.

Como os leitores sabem esta é a parte mais simples da questão, depois entram as partes mais complicadas do empréstimo: qual o seu fim, a duração do empréstimo, as garantias dadas... Por esta razão nem toda a gente poderá pedir dinheiro emprestado.

É precisamente neste ponto que um senhor chamado Muhammad Yunus (prémio Nobel da Paz 2006) provou estarmos enganados. Todas as pessoas podem ter um empréstimo desde que esse mesmo empréstimo sirva os interesses tanto do devedor (cliente) como do credor (banco).

Se ao invés de direccionarmos o nosso dinheiro para os grandes clientes, podemos direccioná-los para pessoas com mais dificuldades e não só esperar que nos seja devolvido o que emprestámos como também nos seja pago os juros que foram acordados.

Este sistema de crédito é o chamado microcrédito, que faz parte de um conceito mais abrangente o microfinance - o qual se refere a todos os produtos financeiros (seguros, crédito e poupanças) que têm como potenciais clientes as pessoas com baixos rendimentos.

Assim quem beneficia deste crédito pode ver os seus meios de subsistência aumentarem e ajudarem na criação do emprego por conta própria.

Quais são as garantias que são dadas para se conseguir o empréstimo? Nenhumas… este sistema possui na sua concepção as garantias.

As pessoas sabem que esta é a sua última oportunidade e portanto para continuar a poder recorrer a esta última instância movem montanhas para respeitarem o que foi acordado, além de que se não pagarem depois vêm outros clientes do microcrédito a fazer negócios e eles a atrasarem-se.

Os motivos / incentivos que este sistema de crédito reúne são de natureza moral e económica e estão subjacentes na própria definição e concepção do microcrédito e por isso beneficia não só quem empresta mas também quem pede emprestado.

Para se ter sucesso neste e em qualquer negócio é necessário ter cuidado e não generalizar, por isso se este sistema funciona é apenas porque se adequou às necessidades dos seus clientes. Assim o microcrédito, como ele é, deixará de funcionar se for focado em pessoas para as quais os incentivos do sistema não se façam sentir.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home