Saturday, March 10, 2007

Uma petição estranha

Neste site encontra-se uma petição que pretende acbar aquilo que ainda nem começou, a transformação da antiga casa de Salazar em Santa Comba Dão num museu.

A argumentação feita é de que este é um gesto para criar "uma organização centrada na propaganda do regime corporativo-fascista do «Estado Novo» e do ditador Salazar", algo que é insconstitucional por se exaltar figuras representativas do regime fascista.

Não posso deixar de me perguntar como é que um museu pode ser uma organização de propaganda, um museu permite a alguém conhecer um pouco mais sobre algo, ver o que aconteceu para poder reflectir melhor no futuro sobre o assunto que lhe despertou interesse.

Depois encaro os museus sobre personalidades como fonte de conhecimento de uma pessoa, que acima das suas ideologias e crenças nunca deixou de ser um ser humano, e não como meio de exaltação de uma personalidade. Se a pessoa em questão for realmente interessante ou tiver importância suficiente não vejo qual o problema de montar um museu onde seja visível ao público qual a envolvente da personalidade.

Onde está a exaltação?

A liberdade é portanto, para alguns, um sinónimo de que apenas os seus pontos de vista ou similares são podem ser aceites, porque todos os outros representam um perigo para a "democracia" e como tal devem ser censurados.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home