Sunday, October 21, 2007

Tiques de autoritarismo

Recentemente, numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o novo líder do PSD, Luís Filipe Menezes, aparece com uma frase contraditória:

"Defendo um partido distendido e aberto em que cada um deve dizer o que pensa. Um partido aberto, distendido, onde tudo se possa dizer - bom, e depois existe quem manda, quem lidera. Todos esses ruídos parasitas de fundo desaparecem quando a liderança se afirma. Se daqui a um ano existir esse ruído de fundo é porque eu não fui capaz de me afirmar"

Ou seja se por um lado temos alguém que defende um sistema aberto, no qual as pessoas devem expor as suas ideias livremente, por outro pretende afirmar a sua liderança, e através da pior maneira, fazendo calar a oposição... isto é algo que considero grave em qualquer situação e particularmente grave quando é o líder de uma grande força política.

Porém, curiosamente, esses "ruídos parasitas" já parecem ser bem vindos e o papel de liderança esquecido no que toca a "bater" no Governo, onde o acusa de "desconforto democrático" e de "cerceamento de liberdades".

Creio que tanto o Governo como o actual líder do principal partido da oposição padecem do mesmo mal... ambos acreditam que a boa liderança se revela na falta de oposição.

A grande força da democracia é todos poderem expor as suas ideias para que a melhor possa vingar, num ambiente de transparência e rigor... pena que os actuais líderes políticos tenham deixado de acreditar nela.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home