Wednesday, September 19, 2007

Espirros e constipações

Recentemente os mercados financeiros têm andado agitados… apesar de se saber o que causou a recente crise, ninguém tem a certeza porque motivo teima em não desaparecer, arrastando consigo instituições financeiras.

Após as baixas das taxas de juro nos Estados Unidos, as pessoas começaram a investir no mercado imobiliário (casas e terrenos) e os bancos foram baixando os níveis de exigência relativamente ao crédito concedido. Porém após os aumentos verificados nas taxas de juros, as famílias mais endividadas não conseguiram enfrentar este aumento de encargos, tornando-as incapazes pagarem as suas dívidas.

Apesar de simples, este é um problema que afecta todo os países, isto porque hoje em dia, além das economias estarem todas interligadas, os próprios bancos podem vender e comprar os empréstimos uns dos outros. Ou seja o que começou por ser um espirro vindo da América pode muito bem tornar-se numa constipação a nível mundial.

Os bancos que investiram neste tipo de créditos enfrentam alguns problemas por não conseguirem reaver o seu dinheiro, curiosamente, ou não, as pessoas como não são parvas começam a pensar se o dinheiro que está no seu banco está realmente seguro ou não. Dessa reflexão resultam apenas duas respostas: sim ou não.

Se o banco for seguro então não existe problema, mas se não for, então cada pessoa quererá reaver o seu dinheiro o mais rapidamente possível, mesmo que isso acarrete algumas perdas (é melhor ter pouco do que nada).

Este tipo de comportamento origina uma corrida aos bancos, como foi o caso do 5º maior banco em Inglaterra, o Northern Rock, levando a que estes tenham de pedir emprestado dinheiro (porque não conseguem devolver o dinheiro a todos os seus clientes de uma só vez) ou de começar a vender os seus activos a preços independentemente do preço, provocando uma quebra nos mercados (e um efeito em cadeia nada engraçado para quem tem dinheiro investido neles).

A resolução do problema de liquidez dos bancos parece-me ser simples, embora possa colocar uma questão bastante pertinente: haver uma entidade responsável (Banco Central) que empreste dinheiro a uma taxa baixa (se os bancos conseguirem devolver o dinheiro aos depositantes, então não haverá uma corrida aos bancos).

Claro que este tipo de medidas é um forte incentivo a que os bancos aumentem a sua exposição ao risco, afinal de contas se existe uma almofada de protecção, porque razão não contar com ela? Este é um claro ponto contra esta medida, porém levanta-se a questão, quem é que pretende ter problemas de liquidez e perder clientes?

Apesar de se poder saber quais os remédios para as economias pararem de tossir ou espirrar, a cura para a constipação ainda falta ser encontrada, pois ainda não se sabe muito bem como a razão pela qual subsiste.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home