Monday, September 17, 2007

Mais vale prevenir…

Na semana passada, por duas vezes, a SAS parece ter tido problemas com os trens de aterragem de aviões da Bombardier. Após dois acidentes seguidos sem se registarem feridos, alguns passageiros já com assento reservado têm vindo a cancelar os seus voos na SAS, uma atitude que custa cerca de um milhão de euros por dia à empresa.

Existe uma um princípio da gestão apelidado de “Total Quality Management”, que de modo geral se ocupa da qualidade do trabalho que cada um desenvolve. Interessante ver como alguns dos seus princípios, por mais básicos que pareçam, sejam frequentemente negligenciados:

(i) Fazer o trabalho bem da primeira vez poupa tempo;

(ii) O trabalho realizado deve ser inspeccionado

(iii) A qualidade deve ser a principal preocupação de uma empresa.

A fraca qualidade dos aviões felizmente não causou vítimas, porém as consequências financeiras adivinham-se graves (como se tem verificado). Já diz o ditado, mais vale prevenir do que remediar…

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home