Saturday, September 01, 2007

O caso BCP

Começo por pedir desculpa por introduzir um tema que já foi amplamente discutido na praça pública, mas que não posso deixar passar, o BCP.

Considero que Jardim Gonçalves teve muito mérito em criar o BCP e respeito-o bastante por isso, porém considero que recentemente o seu comportamento tem sido tudo menos correcto.

Quem deve mandar numa empresa são as pessoas que detêm a empresa, não um Conselho quer seja ele de Administração ou de Supervisão. São os accionistas que devem delegar a responsabilidade de administração das empresas, ou neste caso dos bancos, não quem está na cadeira do poder...

Infelizmente o que se tem vindo a verificar no BCP é que um antigo líder se retirou, mas ao mesmo tempo não se retirou, está mas não está... quer mandar, mas não quer aparecer, quer fazer, mas quer estar nos bastidores e que alguém faça por ele.

Este tipo de comportamento não é conciliável nem aceitável para um banco da dimensão do BCP... as pessoas que controlam o BCP não são os accionistas (será que alguma vez mandaram?), mas sim quem está agarrado à cadeira e perante este cenário inquiro se alguém está disposto a investir no BCP no longo prazo.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home