Wednesday, August 15, 2007

Mãos Limpas

E se nos hospitais os médicos nos transmitissem bactérias ao mesmo tempo que nos estão a tratar?
Se por um lado isto parece incoerente, a verdade é que alguns médicos parecem esquecer-se de tomar os cuidados mínimos antes de tratarem do próximo paciente. Apesar de se estar num hospital, este não é livre de bactérias e como tal podemos estar sujeitos a ser infectados sem darmos por isso.
Um simples procedimento, porém negligenciado, é a constante desinfecção das mãos por parte dos médicos. Este foi um tema em que incidiu uma campanha protagonizada pelo Ministério da Saúde e testada no Hospital de S. João (HSJ), no Porto.
A julgar pelo resultado parece que foi um êxito, uma vez que as infecções hospitalares no HSJ reduziram de 19% para 12,5% em apenas um ano. Claro que outros factores podem ter contribuído para esta diminuição... contudo quando verificamos que este esquecimento é um fenómeno global e quando se procede a campanhas semelhantes em outras unidades hospitalares os níveis de infecção tendem diminuir, apenas podemos concluir que o resultado conseguido se deveu fundamentalmente à medida desinfecção das mãos.
É curioso como simples procedimentos conseguem evitar situações complicadas e melhorar o serviço que se presta aos utentes. Pergunto-me que outros cuidados estão a ser esquecidos e que poderiam melhorar a saúde dos pacientes nos hospitais...

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home