Sunday, August 05, 2007

A obesidade em Portugal

É cada vez mais notório que a população portuguesa está obesa... é fácil meter o dente num chocolate, gelado ou outras bombas calóricas, mas já é mais difícil meter os pés ao trabalho e ir fazer uma corridinha ou gastar as calorias que se ganhou.

Actualmente 20% da população portuguesa é obesa, e isto é particularmente grave devido às doenças que costumam aparecer associadas a um peso superior, nomeadamente as relacionadas com o coração (uma das principais causas de morte em Portugal).

Fico escandalizado quando vejo pais negligentes a darem cada vez mais calorias em bruto aos seus filhos que já ostentam uma barriga que teima espreitar por fora da T-Shirt. Penso que os pais deveriam incutir hábitos mais saudáveis nos seus filhos, afinal de contas na prevenção conseguem-se melhores resultados.

Antes ter uma barriga era sinónimo que uma pessoa estava bem na vida, porém hoje é sinónimo de que tem de ter mais atenção à sua saúde.

Labels:

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Concordo com essa observção (mas com tantas evidências, seria difícil não o fazer). Acho que as crianças são quase como vítimas da obesidade pois não estão suficientemente preparadas a nível psicológico para seleccionarem os alimentos saudáveis e os prejudiciais à saúde, guiando-se pelo paladar. Os pais, não querendo birras ou pelo prazer de ver o filho satisfeito ou porque eles próprios encaram isto como uma alimentação 'normal', são os principais responsáveis.

12:18 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home