Friday, July 13, 2007

Dificuldades na matemática

O ano lectivo de 2006/07 foi algo curioso, particularmente no domínio da matemática...
Se por um lado houve uma melhoria significativa dos resultados dos exames nacionais no secundário, registou-se uma queda abrupta nos exames realizados ao 9º ano (cerca de 3 em cada 4 alunos têm negativa).
Se no 12º ano as causas de melhoria foram imediatamente identificadas: (i) reforço do apoio dado aos alunos (ii) realização de provas intercalares (iii) aumento do tempo de realização da prova, os factores que se pensa justificarem os maus resultados ainda estão por se conhecer.
Algo curioso é que embora o Ministério da Educação ainda não tenha divulgado como se chegou aos maus resultados já diz quais são as soluções que pensa serem as mais indicadas: (i) aposta na formação contínua dos professores (ii) modernização das escolas (iii) avaliação de professores.
Este tipo de comportamento, quanto a mim é incrível... é como um doente dirigir-se ao médico e este receita-lhe medicamentos sem conhecer o que está a provocar os sintomas!?

Labels:

1 Comments:

Blogger Jo said...

Pois...

Mas como é comum vermos um doente dizer que um médico é mau quando vem da consulta sem qualquer medicação, o médico receita qualquer coisa, nem que seja um placebo, só para deixar o doente contente (e a sua reputação em alta...).

O Ministério da Educação deve estar a seguir este mesmo padrão de actuação... Se o que as pessoas normalmente pedem é soluções, ora muito bem, pois então aqui têm as soluções! ... ou não... Será que, também aqui, se vai verificar um efeito placebo?...

5:53 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home