Sunday, July 08, 2007

Maravilhas da nossa Sociedade

Ontem tive a oportunidade de assistir, ao vivo, à revelação das 7 Maravilhas Portuguesas e do Mundo.

As Maravilhas do Mundo eram originalmente 7. Estas foram eleitas pelos antigos Gregos, há mais de 2000 anos atrás, com o objectivo de criar uma espécie de roteiro de monumentos a ver antes de se "partir para o outro Mundo".

Devido ao conhecimento limitado da altura, as Maravilhas do Mundo ficaram confinadas ao "Mundo" que os Gregos conheciam, daí estas serem todas da região do Mar Mediterrâneo.

Das 7 maravilhas da antiguidade sobra apenas 1, as Pirâmides de Gizé, tendo as restantes desaparecido devido a catástrofes naturais e também humanas (pilhagem, negligência, entre outros...).

Num grande golpe de Marketing, o milionário Bernard Weber, quis nomear 7 novas maravilhas do Mundo numa data histórica - 07/07/(20)07. Não vou comentar as razões pessoais que o levaram a tomar esta iniciativa, creio que são perceptíveis.

Para Portugal não ficar atrás também resolveu ter uma iniciativa semelhante, mas referindo-se apenas a monumentos portugueses. As 7 Maravilhas de Portugal acabaram por servir como aperitivo para as novas 7 Maravilhas do Mundo. (Algo que considero triste).

Toda a cerimónia estava bastante bem organizada e bonita, embora não isenta de alguns erros. Algo que eu não gostei mesmo nada foi a diferença de qualidade da apresentação das Maravilhas de Portugal e as do Mundo, o profissionalismo dos internacionais comparado com os Portugueses é algo incrível... a começar pelas perguntas que faziam aos representantes das novas Maravilhas.

Este evento contou com cerca de 100 milhões de votos, algo inédito na história da Humanidade, provando o interesse que o evento despertou por todo o Mundo.

Identifico neste sistema de votação uma grande falha, estar muito condicionada a nacionalismos relegando para segundo plano a beleza e o simbolismo do Monumento. Quanto a mim, antes do Cristo Redentor está Angkor Wat, no Cambodja.

Um objectivo que convém ser marcado é a preservação dos monumentos... mais do que a eleição de novas maravilhas, penso que a mensagem mais importante a reter é a preservação de todos os Monumentos, quer sejam eles grandes ou pequenos. Por estes contarem uma história e serem um símbolo para a posteridade é fundamental que sejam conservados...

... Afinal de contas as gerações vindouras têm o direito de encontrar o nosso Mundo nas mesmas ou em melhores condições que nós.

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home