Tuesday, July 10, 2007

Aplicação (nada) inteligente

Como era esperado ,e ao contrariamente ao bom senso que deve imperar nestes assuntos, os Ministros das Finanças da Zona Euro aceitaram o adiamento Francês para atingir o equilíbrio das contas públicas.

O Eurogrupo, um comité informal constituído pelos Ministros das Finanças da Zona Euro, mostrou-se convencido com os argumentos apresentados pelo Presidente Francês, Nicolas Sarkozy. Parece que expressões como "reforma sem precedentes (...) realista e transparente" são suficientes para não se cumprir o que se tinha acordado apenas há 3 meses atrás.

Não me posso deixar de perguntar se o autor de expressões semelhante fosse um representante de um país de menor dimensão, ao invés da França, qual seria a decisão do Eurogrupo...

Num ponto estou de acordo com Sarkozy, a defesa de uma "aplicação inteligente e dinâmica" do Pacto de Estabilidade e Controlo (PEC). Eu acredito que a aplicação inteligente e dinâmica de um Pacto é a sua coerência e o seu compromisso e não dependente de vontades partidárias.
Ah! e vão duas... esta é a segunda vez que rompe com o PEC. Como se diz "não há duas sem três", mas será que "à terceira é de vez"?

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home