Sunday, July 08, 2007

Casa de ferreiro...

Esta semana o Prsidente Francês, Nicolas Sarkozy, irá tentar convencer os ministros das finanças da zona euro a concordarem com o adiamento, para 2012, o equilíbrio das contas públicas.

Discordo deste tipo de iniciativa, principalmente por duas razões: (i) os acordos são para serem cumpridos (ii) os programas de Governo têm de ser credíveis, independentemente de qual o partido que forme Governo.

Se a União Europeia funciona é porque é credível... estarem sempre a alterar as regras comunitárias é estarem a destruir a credibilidade das mesmas. Se persistirem em erros destes ficam sérias dúvidas quanto ao futuro da União. (Já houve anos que a França infringiu o limite do défice orçamental de 3%, não é boa ideia continuar com este tipo de falhas).

Acho incrível que quando se muda de governante todo o plano de longo prazo muda, principalmente em matérias essenciais para um país. É bastante saudável que haja divergência de opiniões, porém haja o mínimo de coerência e de discussão para minimizar os danos.

É normal vermos os "grandes" a darem lições aos "pequenos", porém em "casa de ferreiro, espeto de pau".

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home