Monday, July 09, 2007

Que comecem as multas

A partir de dia 16 de Julho os radares instalados em Janeiro em Lisboa vão começar a "passar" multas.

Apesar de bastante visíveis estes radares, desde a sua instalação, em Janeiro de 2007, registaram cerca de 500 mil situações de excesso de velocidade.

É verdade que, por norma, quanto maior a velocidade de um carro menor o controlo que uma pessoa tem sobre o carro, porém, quanto a mim, a causa da sinistralidade rodoviária portuguesa deve-se mais ao comportamento dos condutores.

Compreendo que é mais fácil restringir a velocidade do que melhorar o civismo e a condução das pessoas, e como tal se dê grande atenção a esse factor. Impondo-se limites de velocidade e radares para saber quem anda a desrespeitar a lei é portanto um esforço louvável mas insuficiente.

Curioso ainda é verificar como a simples presença do radar realmente inibe a condução das pessoas. Pessoalmente passo bastantes vezes na 2ª Circular e verifico que muitos condutores agora circulam a 70 km/h ou menos!

Daqui a um ano veremos o quanto as multas serão inibidoras do excesso de velocidade.

Labels:

1 Comments:

Blogger Jo said...

Concordo plenamente que deviam haver mais medidas preventivas do que correctivas, mas que, sem dúvida, estas têm um efeito mais rápido. Mas continuo a defender que, tal como a Educação Sexual, devia começar a haver uma disciplina de Educação Cívica e outra de Código da Estrada nas escolas. Vendo bem, não são só os condutores que utilizam as estradas; os peões também andam por lá, e muitas vezes são eles próprios os negligentes (e, até que ponto, não serão eles, por vezes, os responsáveis por alguns acidentes?...)

2:06 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home