Sunday, July 22, 2007

Uma boa orientação

A União Europeia definiu, hoje em Lisboa, alguns os seus objectivos para a economia europeia.

(i) Uma indústria europeia competitiva e sustentável a nível ambiental;
(ii) Aumento do emprego;
(iii) Apoio às pequenas e médias empresas.
Dificilmente se consegue discordar destes objectivos, contudo penso que são um pouco evasivos, na medida em que dificilmente serão mensuráveis. Não são afixadas metas, nem é dito como ou quem irá acompanhar os resultados.
Acredito que é possível ter uma indústria competitiva e ao mesmo tempo amiga do ambiente: indústrias inovadoras tendem a serem mais eficiente no aproveitamento da energia utilizada e a adoptarem as mais recentes tecnologias (por norma menos poluidoras).
O aumento do emprego só é viável se tal acontecer por via do crescimento das empresas europeias. Porém o crescimento das empresas dificilmente acontecerá se não houver um clima económico favorável e oportunidades de mercado.
O apoio às pequenas e médias empresas é algo que embora apoie tem de ser visto com grande cautela.
A competição entre as empresas é das práticas mais saudáveis para se conseguir crescimento económico, porém devem ser atribuídos com um grande cuidado. Devem ser dados incentivos às empresas para se afirmarem no meio em que competem e não para seguirem na sua procura por elefantes brancos, ou pior...
Gostaria de acreditar que as medidas tomadas fossem consistentes com os objectivos propostos. Infelizmente o meu cepticismo relativamente à concretização de algumas iniciativas europeias, como esta, leva-me a crer que esta será apenas mais uma boa orientação europeia.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home