Sunday, July 15, 2007

Eleições em Lisboa

Hoje foram disputadas as eleições autárquicas intercalares de Lisboa e infelizmente, como se previa, a abstenção foi quem ganhou (cerca de 63%).
Como cidadão fico bastante triste com a fraca afluência às urnas, penso que o voto é dos nossos instrumentos mais valiosos, é a nossa opinião que expressamos e temos liberdade para o fazer.
As principais razões apontadas para este nível de abstenção são conhecidas: (i) o crescente desinteresse das pessoas pela política (ii) a má altura das eleições (coincidiu com um período de férias), entre outras...
Não concordo totalmente com estas justificações, são insuficientes... as candidaturas independentes deveriam fazer aumentar o número de votantes (os partidos são apontados como a principal causa de interesse), algo que não se veio a cerificar. É certo que as eleições coincidiram com os períodos de férias e eram eleições extraordinárias (apenas por um período de 2 anos) porém creio que estas justificações são insuficientes.
A principal causa desta abstenção foi, quanto a mim, os candidatos não terem conseguido despertar interesse nas eleições, faltou passarem a mensagem sobre os assuntos mais relevantes). Algo particularmente grave se tivermos em conta que se registaram 12 candidaturas!?
Este é um ponto que todos os candidatos deveriam ponderar, um ponto que, na minha opinião, se sobrepõe à reflexão sobre os resultados individuais.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home