Friday, October 05, 2007

Uma frase infeliz...

Existem pessoas que têm muito azar... e o nosso actual Ministro da Economia, Manuel Pinho, parece ser uma delas. Esta semana Pinho brindou-nos novamente com uma das suas pérolas, ao afirmar que não irá aumentar os preços da electricidade por forma a que as empresas eléctricas aumentem os seus lucros.

Primeiro que tudo parece-me importante notar que em Portugal existe um regulador do mercado da electricidade, a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), mas novamente dá a sensação que nada decide: é tempo de perguntar que raio é que eles estão ali a fazer se acabam por não conseguirem decidir sobre nada e as suas opiniões ignoradas...

Depois custa-me a crer que alguém que se quer bem informado sobre os assuntos sobre os quais delibera, diga tamanhas barbaridades...

As eléctricas recebem dinheiro de duas formas: pelos consumidores e pelo Estado. Pelos consumidores através da factura que lhes é feita chegar e pelo Estado (como os preços cobrados aos consumidores são inferiores ao custo de produção o resto da factura é remetida para o Estado).

Por isso independentemente da forma como lhes é paga a electricidade, as empresas ficam sempre a ganhar, mas será mesmo assim?

Se o Governo decidir aumentar o preço da energia então estará a caminhar no sentido de uma sociedade mais justa, onde cada um paga o que gasta e não o que os outros gastam. Curiosamente além de termos uma sociedade mais justa, também teremos uma sociedade que consome menos energia porque se torna mais consciente dos custos associados ao seu consumo.

O não aumentar os lucros das eléctricas passa então pelo livre funcionamento do mercado, ou seja, precisamente o contrário do que o Ministro está a fazer, talvez fosse uma boa ideia colocá-lo na ERSE... Se o Governo gosta tanto de contrariá-la, ao menos desta vez, se Manuel Pinho lá estivesse, poderia ser que as decisões tomadas fossem mais acertadas.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home