Saturday, January 05, 2008

Um Dakar atribulado

Esta semana soube-se que a prova de Ralis Lisboa-Dakar iria ser cancelada.

Este rali nasceu após um Motociclista francês, Thierry Sabine, se ter perdido no deserto libanês e ter decidido que seria um excelente local para se realizar um rali.

A prova que começou por ter como partida a cidade de Paris e como meta Dakar, passou a ter como ponto de partida Lisboa desde 2006, foi este ano cancelada devido a problemas de segurança. Estes problemas estão relacionados com o assassinato de quatro cidadãos franceses na Mauritânia a 24 de Dezembro, vítimas de ataques que se presumem oriundos da organização terrorista Al-Qaeda, colocando de imediato dúvidas sobre a segurança dos participantes do Rali.

Consigo compreender as razões que levaram às pressões a este cancelamento, creio que se não existem condições de segurança dos participantes, então a competição não deverá ser realizada. Mas este foi um péssimo sinal dado aos terroristas, que nos coloca numa situação de fragilidade.

Assim passa-se a ideia de que o medo é o sentimento que deve imperar e que no futuro os perigos que estas organizações possam representar irão ter como resposta primária um recuo de posição.

Não teria sido mais simples olhar para o actual cenário da Mauritânia e actuar enquanto era tempo do que mostrar que os actos terroristas conseguem cancelar uma prova que se realiza inenterruptamente desde 1979?

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home