Saturday, February 23, 2008

Civismo

Muitas vezes perguntamo-nos porque razão temos as ruas sujas sem nos apercebermos que somos nós próprios os principais culpados.

Hoje tive a infeliz oportunidade de testemunhar isso mesmo. Uma rapariga que estava de carro, no lugar do pendura, ao ver que o seu maço de tabaco tinha acabado resolveu abrir a janela e deitá-lo para o meu da estrada... uma atitude perfeitamente lógica, afinal a responsabilidade de manter as estradas limpas é do Estado não dela!

Ter as ruas limpas depende em grande parte de todos nós, quanto mais cuidado tivermos com o nosso espaço, mais bem preservado ele ficará, afinal "quem boa cama fizer, nela se deitará".

Porém o civismo é algo que parece encontrar-se, pelo menos no nosso país, em vias de extinção, assim como a boa educação.

Vemos pessoas a querer passar à frente nas filas de espera, em vez de esperarem pela sua vez, a cuspirem para o chão, entre outros exemplos... mas isto é ainda mais grave quando são pessoas com menos de 30 ou mesmo de 20 anos a fazerem-no, é um péssimo prenúncio do que há-de vir.

O que podemos nós fazer para que estes actos diminuam? duas coisas : (i) não as fazer (ii) repreender quem o faz. Uma pessoa não pode mudar o Mundo, mas pode influenciar as pessoas que estão em seu redor!

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home