Monday, February 04, 2008

Realidade ou ficção?

A UKTV gold realizou uma sondagem em Inglaterra com o objectivo de avaliar o conhecimento histórico dos ingleses, perguntando se certas personagens eram reais ou ficção. Ver aqui

Após ter inquirido 3000 pessoas, uma amostra bastante razoável, 65%, 58% e 51% das pessoas pensa que o Rei Artur, Sherlock Holmes e o Robin Hood realmente existiram, respectivamente. E que 47% e 23% das pessoas pensavam que o Ricardo Coração de Leão e Winston Churchill não existiram.

Este estudo indica que infelizmente o que criticamos no ensino americano é extensível a outras partes do Mundo, neste caso Inglaterra... Se uma percentagem comete erros desta magnitude sobre sua própria cultura e história, como se pode argumentar que existe, de facto, um ensino de qualidade?

Mas pior ainda é o facto da escola não incentivar as pessoas a aprender. Segundo o mesmo inquérito, 77% das pessoas admitiu que não lia livros de história ou que não via programas de televisão (61%).

Mas afinal para que interessa saber se o Churchill existiu, ou que o Sherlock Holmes foi uma personagem elaborada por Conan Doyle, quando isso em nada contribui para colocar o pão na mesa? Interessa porque se as pessoas não conseguem compreender a sua história ou a sua cultura nem se interessam por aprofundar os seus conhecimentos é porque não se está a esforçar em querer mais e melhor e isso transmite-se nas suas acções para com a sociedade.

Este sinal de incultura além de ser um mal em si mesmo é um sinal para um mal mais profundo, o da satisfação pelo mais ou menos e de não querer explorar as suas capacidades. Como dizia um grande amigo meu "a vida está cheia de opções fáceis"...

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home