Saturday, May 17, 2008

Economia Portuguesa

Esta semana o Governo Português veio confirmar o inevitável, baixar as estimativas de crescimento da economia portuguesa de 2,2% para 1,5%. Face à difícil conjuntura internacional e à escalada dos preços da energia e de alguns alimentos dificilmente Portugal conseguiria crescer à taxa de 2,2%.

Apesar de tudo o que mais me choca é o facto de estarmos a testemunhar taxas de crescimento baixíssimas... não é admissível que Portugal estando num espaço europeu, com incentivos ao desenvolvimento, não consiga ter crescimentos superiores aos seus colegas europeus...

É inútil estar a discutir se Portugal deverá crescer 1 ou 2%, mas sim porque não está a crescer a 3% ou 4%... é o mesmo que estarmos a dizer que não conseguimos aproveitar as potencialidade que o mercado único europeu nos trouxe.

E dificilmente se poderá ultrapassar este "marasmo" em que estamos se: i) continuarmos a ter um sistema judicial que tem dificuldade em dar resposta ao que se lhe é exigido ii) uma educação que teima em deixar os alunos portugueses mal preparados para o futuro iii) o Estado continuar inefeciente na maneira como atende os cidadãos, ou não conseguir resolver os assuntos noutra língua que não o Português (i.e. Inglês).

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home