Sunday, March 25, 2007

Abram alas para a aniversariante

Há precisamente 50 anos nasceu uma entidade que, a pouco e pouco, mudou a vida do Mundo, a União Europeia.

Há 50 anos muito da União Europeia era diferente, a começar pelo nome (Comunidade Económica Europeia) e a acabar número de membros, na altura 6, agora 27.

Se bem que no geral avalio a performance da aniversariante de uma forma positiva, houve momentos em que as coisas não correram tão bem, como por exemplo:

  • O constante desentendimento entre alguns países que efectivamente detêm poder de decisão na União Europeia;
  • As dificuldades até se chegar à moeda única;
  • O problema da constituição europeia;
  • A Política Agrícola Comum uma grande sorvedora dos recursos económicos da União Europeia

Eu identifico a seguinte razão como o maior entrave ao avanço da União Europeia:

  • A maioria dos eleitores de um país não terem a mesma opinião do que a dos demais.
Não sou contra a divergência de opiniões, antes pelo contrário, apenas estou a constatar o problema em si. Este facto leva a que os representantes de uma nação respeitem mais os interesses internos do que os externos, levando a que a União Europeia seja relegada para segundo plano.

Isto em si não representaria um problema se a um país correspondesse um voto, evitando que o desejo da maioria não seja repelido pela minoria. Porém isto não acontece porque a cada país não corresponde uma proporção do número de eleitores que tem.

Por exemplo, será justo que num país, em vez do tradicional sistema uma pessoa um voto, tivessemos um outro tipo sistema "democrático" onde vigorasse um Euro um voto? Se tal não é justo numa democracia, então porque razão um sistema semelhante parece acontecer na União Europeia?

Dir-se-á que este porém é o sistema menos mau, uma vez que permite a países que mais contribuem para a União continuarem a subsidiá-la, e como tal permite a continuação da União Europeia... mas então pergunto: há 50 anos atrás trouxeram à vida uma unidade europeia coesa e justa ou apenas um meio para que alguns países se pudessem sobrepor a outros?

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home