Saturday, June 14, 2008

O não irlandês

Recentemente a Irlanda referendou o Tratado de Lisboa, acto de coragem? não... foi um acto constitucional que obrigava a Irlanda a fazê-lo, caso contrário provavelmente não o faria (como sucedeu nos outros 26 países).

O Tratado de Lisboa, foi assinado, como diz o próprio nome, em Lisboa e pode-se dizer que é quase o mesmo que o já rejeitado pela França e Holanda em 2005.

A meu ver este "não" irlandês é um reflexo da existência de duas Europas: a dos Governantes, quem decide em nome dos seus cidadãos, e aparentemente não necessita da sua aprovação (curioso não?) e a dos cidadãos que nunca/raramente são consultados sobre os assuntos europeus.

Infelizmente para a classe Governante e ao contrário do que costuma dizer os votantes gostam de ter uma palavra a dizer sobre o seu futuro e nem sempre têm uma memória curta. Os referendos holandês, francês e agora irlandês mostram isso mesmo.

Os "construtores" europeus sempre desenharam a Europa às escondidas dos povos que nela habitavam, agora pagam a factura... espero apenas não terem dado início ao fim de uma excelente cooperação e união entre povos.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home