Thursday, May 24, 2007

Uma nova era...

Apesar de gostar de me manter informado confesso que é raro comprar um jornal... prefiro manter-me a par das notícias através de outros meios, como por exemplo internet, televisão, blogs ou mesmo jornais gratuitos.

Para dizer a verdade sou um pouco forreta e custa-me muito dar dinheiro por um jornal, acho que o benefício que retiro do jornal não compensa o dinheiro que pago por ele. Se consigo retirar o sumo das notícias que me interessam no próprio site do jornal em questão ou em outras fontes como a lusa ou o diário digital, não vejo razão para ter de pagar...

Creio que estamos a presenciar uma nova era. Criou-se um ambiente propício a uma leitura curta, que dê apenas o sumo da informação que necessitamos, e como tal surgem no mercado da informação, alternativas gratuitas que satisfazem as necessidades de quem se quer manter minimamente informado.

A recente entrada no mercado português dos jornais gratuitos é um sinal desta nova era. Sempre existiu uma necessidade das pessoas em se manterem informadas, porém estas só começaram a consumir jornais quando estes eram de graça. Juntando-se alguns ingredientes (grátis; distribuição em locais de grande frequência; principais notícias; leitura rápida; tempo livre) conseguiu-se uma fórmula de sucesso!

Embora estes novos "jogadores" parecem estar a ter sucesso quem já estava no mercado já viu melhores dias... Será interessante ver como é que os jornais tradicionais se vão adaptar a esta nova era de informação, como é que se faz alguém pagar por um serviço que pode ter de graça?

Labels:

2 Comments:

Blogger Jo said...

É incomparável a informação que vem num jornal dos "antigos" com a que é disponibilizada nas novas versões gratuitas... isto para quem procura uma informação o mais completa possível! Na minha opinião, as versões gratuitas com as notícias curtas e sucintas atrairam essencialmente aquelas pessoas que não tinham por hábito ler jornais; aquelas que sempre o fizeram não creio que se tenham convertido aos da "nova era"...
Por outro lado, a internet ainda não é um meio ao qual todas as pessoas têm acesso livre...

6:50 PM  
Blogger Futscher said...

Jo,

Estamos de acordo com o facto de que em termos de informação as pessoas os jornais gratuitos são por norma mais incompletos, quando comparados com os tradicionais.

No entanto, creio que a maior parte das pessoas, julgo pela a amostra do meu dia a dia, apenas procura saber o geral e não os detalhes (a menos que lhes interesse) da notícia, por isso acredito que os jornais gratuitos possam parcialmente substituir os tradicionais.

Agora que penso, também é possível existir um efeito curioso: os jornais gratuitos podem alimentar as vendas dos jornais semanais. Através dos seus novos leitores, os jornais gratuitos estimularam hábitos de leitura que talvez possam aumentar as vendas de jornais com tiragem semanal.

Em baixo ficam alguns dados sobre as tiragens médias.

http://www.ics.pt/index.php?op=cont&lang=pt&Pid=78&area=328

1:39 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home