Sunday, June 03, 2007

Opiniões...

Faz hoje uma semana que o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, negou a uma emissora de televisão a renovação da sua licença, ou seja acabou com uma estação televisiva privada a RCTV.

Existe uma grande contestação em torno desta questão, e quanto a mim justificadamente, principalmente por estas razões:

  1. É uma televisão privada que consistentemente faz oposição ao presidente venezuelano;
  2. Tem uma cobertura televisiva a nível nacional;
  3. Já existe há 53 anos (a história também pesa).

Parece que não é a primeira vez que a RCTV tem problemas com o Governo venezuelano, tendo as suas emissões sido suspensas e retomadas embora por períodos de tempos mais curtos do que uma semana.

A RCTV foi agora substituída pela TVes, uma emissora televisiva de serviço público, cujo o único serviço que parece prestar é ao próprio dirigente venezuelano. Como poderemos ler aqui nas palavras do próprio "A TVes completa amanhã (domingo) sua primeira semana de vida e já nos enche de mensagens lindas, de paz, de esperança".

Contudo existem apoiantes que justificam esta decisão "como uma posição corajosa que finalmente acaba com corajosa decisão e meteu a mão na temível caixa preta das concessões para emissoras em sinal aberto", considerando ainda ser danosa a livre actuação dos meios de comunicação.

A livre actuação dos meios de comunicação é benéfica, especialmente numa democracia... é a liberdade de ideias e o seu debate que fazem as sociedades avançarem.

Labels:

2 Comments:

Blogger António said...

Tens toda a razão quando discordas da actuação do presidente venezuelano no que diz respeito à democracia dos média. Contudo as sucessivas vitórias eleitorais (aprovadas pelos observadores internacionais) demonstram que ele deve estar a fazer alguma coisa bem pela Venezuela, goste-se ou não dos seus métodos. A sua legitimidade advém da democracia que o elege.

11:34 PM  
Blogger Futscher said...

Que ele é eleito com legitimidade eu não duvido, agora o que duvido é que essa legitimidade que lhe deram seja para fechar espaços de opinião.

Ainda que mal comparado também o Hitler foi eleito por democracia, porém duvido que o povo alemão lhe tenha dado autoridade para fazer o holocausto.

O ponto é que a legitimidade que o povo empresta aos Governantes não é ilimitada sendo mesmo bastante discutível quando põe em risco os pilares da democracia.

11:47 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home