Thursday, June 07, 2007

A questão anti-míssil

Os Estados Unidos (EUA), através do seu Presidente George W. Bush, pretendem instalar sistemas de defesa anti-míssil na República Checa e na Polónia.

O argumento seria proteger a zona de possíveis mísseis norte coreanos, iranianos ou de outras ameaças emergentes no Médio Oriente.

Os russos não se mostram satisfeitos com esta atitude e até ameaçam retirarem-se do tratado de não proliferação de armas nucleares. Estes temem um desequilíbrio de poder na região, um argumento que tenta ser refutado pelos EUA pela impossibilidade deste sistema em travar possíveis mísseis russos, devido à proximidade geográfica (justificação aparentemente válida).

Penso que primeiro de tudo, este é um sinal de que a via diplomática americana está a falhar (ou a perder força), a via armada deve ser o último reduto para a defesa dos interesses de qualquer país. Costuma-se dizer que é a falar que as pessoas se entendem, o mesmo se aplica às nações.

Esta iniciativa parece revelar um descuido dos EUA em relação à Rússia, era de prever que a Rússia tivesse uma reacção semelhante... afinal os Russos têm um grande interesse na região quanto mais seja não devido à sua proximidade geográfica.

A ideia de defesa anti-míssil por parte dos Estados Unidos já tinha levado os russos, na altura soviéticos, a temerem pelo seu poder de dissuasão e a envolverem-se em inúmeras iniciativas para superar este intento. A iniciativa de Reagan com a sua famosa "Guerra das Estrelas", onde um satélite no espaço destruiria os mísseis atacantes, foi, segundo alguns, o início do fim da União Soviética.

Embora este seja, aparentemente, um gesto de segurança, o facto é que deixa as nações inseguras por não confiarem na guarda dos EUA, podendo mesmo desencadear uma corrida aos armamentos.

A bem das relações internacionais espero que a diplomacia venha a desempenhar um papel mais proactivo e menos reactivo, principalmente em matérias sensíveis e que podem alterar o equilíbrio Mundial, como é o caso deste sistema anti-míssil.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home